terça-feira, 3 de agosto de 2010

C de Café

Que me desculpem as melancias, morangos e melões mas, por decisão (e também falta de atributos) sou Mulher-Café. Pequenino grão, café não é saudável como as frutas, e pra ser franca também não é recomendado em larga escala.
Quando o café está quente, muito que bem, quando frio é preferível que não se consuma, as reações podem ser desastrosamente nauseantes e você pode odiar café pelo resto de seus dias. Ou seja, não faça café esfriar, em hipótese alguma. Café é coisa séria, a saber por poder estar presente a qualquer refeição ou hora do dia. As coisas por aqui são um pouco diferentes e, não-raro, encontro um ou outro viciado em alguma de suas propriedades de nomes desconhecidos. Fico pasma. Há quem goste deste universo de possibilidades brutas ou refinadas, a formar capuccinos, expressos, balas...
Talvez café já tenha sido muito valioso em algumas circunstâncias, e sua condição de especiaria, ao que se sabe, está moderadamente ligada ao seu ciclo. Nem sempre o café tem o mesmo valor. Poderia cair no clichê de dizer que "uns adoram, outros odeiam, invariavelmente" mas prefiro partir do pressuposto de que quem prova, não esquece. Seja porque adorou, seja porque detestou. Mais dia menos dia, pois, esteja plenamente preparado(a) para reconhecer sua natureza concentrada.
Café pode matar a sede. E pode ser um adicional. Me agrada a última, embora acredite que além de abalroar-se elas possam se alternar, ou mesmo coexistir. Café vai bem para o ânimo. Contudo, melhor não se aproximar caso possua uma gastrite. Com qualquer confusão em seu sistema digestivo, afinal, melhor passar batido: Café tem lá suas exigências, como era de se esperar. Não seria plantado, colhido, escolhido, moído e cuidadosamente embalado à vácuo para consumo à revelia. Pode até ser popular, mas não é, nem de longe, adequado para todos.

Seguidas as instruções, tão desnecessárias, adoce com gosto e sirva-se no limite da satisfação. Ou não.

Um comentário:

Sissa! disse...

Amo café... doce :D