domingo, 6 de junho de 2010

Heterogenia: Hegemonia

Ouvi falar que Ésse - entre vogais - tem som de .
É verdade o que dizem... E digo mais. Somos tão frágeis em mudar nosso comportamento, por conta das pessoas que nos cercam, quanto as letras e seus fonemas. Taí uma coisa que, de uns tempos pra cá, me agrada e não se acanha em fazê-lo! Ontem, o show foi divertido. Por infinitas razões, claro. Desde a véspera, o ensaio dos fatos e feitos me trouxe uma euforia graciosamente agradável de acomodar. Chegando, o local já tava cheio o suficiente pra que eu sofresse um milhão de estímulos - feito criança aprendendo a comer, andar, mandar beijo e fazer tchauzinho, sabe? Todos chamam por elas. - variados estímulos, como sempre. Tem acontecido de todos os cantos, modos e cores, ultimamente. Sem que os estimuladores e estimuladoras façam a mínima noção disso, contudo. Um dos meus prazeres secretos, descubro agora, é estar entre tantas gentes de tantos jeitos. Quando juntamo-nos, todos ou alguns, tenho a impressão de que posso ser razoavelmente eu ou excessivamente fazida. Somos afinal constituídos de um caminhão de sensações diferentes, todas à espera do despertar. As pessoas são inacreditavelmente diversas entre si (eu tô notando! e repetindo!). A exemplo das amigas que me acompanhavam integralmente na noite do sábado: Amigas, homônimas. Iguais, divertidas. Diferentes, divertidas.
Vamos às considerações sobre o show: Sou grata ao Jorge e ao Mateus, que apesar de cantarem em um sertanejo apaixonado demais, me embalaram na cantoria sem saber a letra. Sou grata ao meu casal da carona, da companhia em cachorro-quente, da parada estratégica no posto de gasolina. Sou grata às minhas consultoras de moda particulares. Sou grata ao cara que passou por mim e piscou um olho - pela animação, a produção teria valido, então. Sou grata às Deises, que me apresentaram Bacardi Lemon com Sprite e me acompanharam na solteirice de um show demasiado romântico. Mas sou grata principalmente à personalidade que mora dentro de mim. Ela consegue mudar de comportamento adequadamente à situação sem, contudo, perder a essência que me agrada possuir.
Ésse - entre vogais - tem mesmo som de .
Mas não deixa de ser Ésse.

Nenhum comentário: