quarta-feira, 6 de março de 2013

Autoajuda


"Tudo vai dar certo". Será que vai, mesmo!? Às vezes é tão difícil acreditar em dias melhores. Às vezes não nos sobra cor pra matizar o cinza dos outros, e nunca somos bons o suficiente se não colorirmos um pouco quem passa por nós. Às vezes não sobra disposição pra cruzar os dedos em figa, na superstição de que as decepções possam curar rápido, antes de virarem traumas muito profundos. Às vezes dá vontade de pular de alegria, outras de sumir do mapa. E às vezes... Bom, na maioria das vezes... É só questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.
Só que viver não é tão simples. Viver é um contrassenso. Os dias sempre exigem força na situação que revela a fraqueza, honestidade quando ninguém vê,  verdade quando há chance de mentir, discernimento na afoiteza, paz interior pra lidar com as tormentas externas. Sentir-se muito bem e satisfeito ou muito mal e frustrado é deixar de lado as dicotomias - e ir avante a partir disso, do jeito que nos parece mais conveniente.
Tudo vai dar certo? Não sei. Talvez sim, quem sabe não. Provavelmente, até a pergunta ser respondida, outras, do mesmo gênero, surgirão. E é um peso mais largo que os ombros lidar com as duas possibilidades de resposta a esse enigma. O otimismo de acreditar no incrível faz do surgimento da dúvida (vez ou outra ela bate à porta!) sinal de uma humanidade falível até nas próprias decisões. A de ver a vida com os óculos cor-de-rosa, no caso.
Ao esperar muito de um mundo que custa a deixar de nos provar que não tem nada melhor pra oferecer, talvez estejamos dando a oportunidade de um copo meio vazio estar meio cheio. Ou quem sabe só estejamos retardando o momento de assumir que, estando o copo meio vazio, teremos de aprender a lidar com isso. Adaptando-se aos males diários. Dessa vez, sem o tempo que o otimismo nos roubou.
A melhor autoajuda é muito mais difícil do que duvidar do futuro. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente exemplo de auto-autoajuda.

"E às vezes... Bom, na maioria das vezes... É só questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

Kamikasianami(1)